Desafio nº 1

Actividade de projecto dissertação 

 

De seguida venho tentar dar resposta a um desafio lançado pelo professor/orientador Luís Pedro, o qual me propõe responder a um conjunto de perguntas.

 

1ª Porque escolhi esta temática(desenvolvimento de interface para Android)?

 

- Escolhi este tema, porque é algo que me motiva e cativa. Desde pequeno que sempre tive alguma panca pelas novidades tecnológicas, e o Android é um sitema que está definitivamente a expandir-se e acredito que saber desenvolver para esta plataforma pode abrir algumas portas e satisfazer-me pessoal e profissionalmente. Também fiz esta escolha, porque me agrada a prisma em que vou estudar este SO, que é pelo prisma da usabilidade aliada com a estética. Admito que não sou designer por vocação, mas também não sou programador "Hardcore". Mas há algo que gosto e penso que tenho potencial para fazer, que é simplificar. E foi exactamente isso que me pediram, para desenvolver uma interface que esconda ao máximo a imensidão e complexidade das opções de engenharia que estarão por trás da interface. É realmente um desafio e espero que o conclua com sucesso.

 

Que título daria, neste momento, à minha investigação (3 hipóteses)?

 

- SANTOS, F. (2010). Desenvolvimento de uma interface para controlo de domótica: Projecto integrado na PT Inovação. Dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia, Aveiro. Universidade de Aveiro.

- SANTOS, F. (2010). Desenvolvimento de uma interface para controlo de domótica em Sistema Android. Dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia, Aveiro. Universidade de Aveiro.

- SANTOS, F. (2010). Estudo e Desenvolvimento de uma interface para sistema Android. Dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia, Aveiro. Universidade de Aveiro.

 

"(Not) gonna do's, perhaps i'll do, don't have clues) do meu projecto de investigação (neste momento).

 

O que vou fazer:

- Ler, estudar, criticar e validar

- Ler sobre "user experience" (focar-me no aspecto emotivo)

- Tentar perceber o que é o "happy design", porque que gostamos deste ou daquele produto

- Ler sobre design de interacção, especialmente nos novos paradigmas de interacção ("touch")

- Aprender a programar para Android, nomeadamente ao nível da interface

- Compreender como e o que é que se deve escrever ou não numa dissertação

- Escrever, apagar e voltar a escrever

- Desenvolver a interface

- Testar a interface

- Finalizar interface

 

O que não estou a pensar fazer:

- Incluir o utilizador na fase de design

 

Fábio Santos a38156 às 22:37 | link do post | comentar