Quarta-feira, 06.10.10

Desafio nº 1

Actividade de projecto dissertação 

 

De seguida venho tentar dar resposta a um desafio lançado pelo professor/orientador Luís Pedro, o qual me propõe responder a um conjunto de perguntas.

 

1ª Porque escolhi esta temática(desenvolvimento de interface para Android)?

 

- Escolhi este tema, porque é algo que me motiva e cativa. Desde pequeno que sempre tive alguma panca pelas novidades tecnológicas, e o Android é um sitema que está definitivamente a expandir-se e acredito que saber desenvolver para esta plataforma pode abrir algumas portas e satisfazer-me pessoal e profissionalmente. Também fiz esta escolha, porque me agrada a prisma em que vou estudar este SO, que é pelo prisma da usabilidade aliada com a estética. Admito que não sou designer por vocação, mas também não sou programador "Hardcore". Mas há algo que gosto e penso que tenho potencial para fazer, que é simplificar. E foi exactamente isso que me pediram, para desenvolver uma interface que esconda ao máximo a imensidão e complexidade das opções de engenharia que estarão por trás da interface. É realmente um desafio e espero que o conclua com sucesso.

 

Que título daria, neste momento, à minha investigação (3 hipóteses)?

 

- SANTOS, F. (2010). Desenvolvimento de uma interface para controlo de domótica: Projecto integrado na PT Inovação. Dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia, Aveiro. Universidade de Aveiro.

- SANTOS, F. (2010). Desenvolvimento de uma interface para controlo de domótica em Sistema Android. Dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia, Aveiro. Universidade de Aveiro.

- SANTOS, F. (2010). Estudo e Desenvolvimento de uma interface para sistema Android. Dissertação de Mestrado em Comunicação Multimédia, Aveiro. Universidade de Aveiro.

 

"(Not) gonna do's, perhaps i'll do, don't have clues) do meu projecto de investigação (neste momento).

 

O que vou fazer:

- Ler, estudar, criticar e validar

- Ler sobre "user experience" (focar-me no aspecto emotivo)

- Tentar perceber o que é o "happy design", porque que gostamos deste ou daquele produto

- Ler sobre design de interacção, especialmente nos novos paradigmas de interacção ("touch")

- Aprender a programar para Android, nomeadamente ao nível da interface

- Compreender como e o que é que se deve escrever ou não numa dissertação

- Escrever, apagar e voltar a escrever

- Desenvolver a interface

- Testar a interface

- Finalizar interface

 

O que não estou a pensar fazer:

- Incluir o utilizador na fase de design

 

Fábio Santos a38156 às 22:37 | link do post | comentar
Terça-feira, 28.09.10

Hello World

Hello World!

 

Check :)

 

Bem para já está a correr tudo bem. Já me registei no Sapo Campus e criei um blog. Ai está o meu primeiro passo neste ano lectivo que se avizinha longo... Ou curto consoante a perspectiva. E para que serve este blog? Perguntam vocês. Bem eu li na imprensa cor-de-rosa que seria uma forma de dar a conhecer ao mundo o meu trabalho e também expectativas à volta do mesmo.

 

Começo por me apresentar. O meu nome é Fábio Rafael Cardoso Santos, Cardoso da mãe e Santos do pai. A minha matrícula é a 38156. Sou muito boa pessoa e quando for Mr Universo vou salvar o mundo da fome e da pobreza.

 

A minha tese de mestrado vai ser realizada em âmbito empresarial, na PT Inovação, onde estou a tirar um estágio profissional. Devo ser um caso raro, visto que primeiro frequento o estágio profissional e a partir de Fevereiro vou passar para curricular. A PT Inovação deu-me a honra de poder desenvolver uma interface para controlo de domótica a partir de uma tablet com o SO Android. Resumidamente há um conjunto elevado de funcionalidades que não vou ter que programar, mas que vou ter de conjugar harmoniosamente numa interface fluida e acessível a toda a família. O meu orientador académico é o professor Luis Pedro, que já foi meu professor na licenciatura e o meu orientador empresarial é o Eng Fausto.

 

Tenho expectativas bastante elevadas em relação à minha tese. Penso que posso colher muitos frutos se realizar um bom trabalho. Seria muito bom saber desenvolver aplicações para uma plataforma e um SO que está a crescer exponencialmente em todo o mundo. Admito que tenho algum receio, porque tenho que fazer o projecto funcionar numa nova plataforma e numa nova linguagem de programação. Mas ao mesmo tempo sinto-me desafiado para tal e também é este desafio que me vai fazer trabalhar mais e sentir-me mais motivado para realizar o que me proponho. Proponho-me a desenvolver uma interface fluida, harmoniosa e funcional, que será uma ponte de contacto amigável entre as tecnologias complicadas lá de casa e as crianças adultos e idosos que não querem perder mais tempo com as interfaces complicadas de cada aparelho tecnológico que os rodeia no quotidiano.

 

A reunião com os meus orientadores foi no dia 22 de Setembro e serviu para me transmitir a informação que vos tentei transmitir nas linhas acima. Correu bastante bem, tenho uma equipa disposta a ajudar-me. Deram-me algumas direcções. Agora resta-me percorrer o caminho. Tenho andado a recolher bibliografia, que servirá de routeiro nesta longa jornada.

 

Obrigado e voltarei a contactar em breve.

 

Fábio Santos a38156 às 11:46 | link do post | comentar

mais sobre mim

pesquisar

 

Dezembro 2011

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

últ. comentários

  • Obrigado Celso. Por acaso "arranjei" esse livro ho...
  • A lo FábioAcerca da Convergência do Media, talvez ...
  • Olá.Não sei se vais ao Codebits mas, como é habitu...
  • Nice post! I think that the aligned concepts are i...

mais comentados

arquivos

tags

participar

subscrever feeds

blogs SAPO